top of page

Bio

FB_IMG_1599079632970_edited.jpg

Larissa Leonardi

Larissa de Souza Fagundes Leonardi, nascida em 1978 em Jacarezinho, formada em Artes Visuais pela UTFPR em 2006, fez o curso técnico em Desenho Industrial na mesma instituição, e trabalhou 15 anos na área de Design e Marketing , se especializando na mesma área.


Neste período participei de algumas exposições como 24º Salão de Artes do CEFET-PR, com as obras Livro dos Vícios e Caixa dos Sonhos E a I Mostra do Festival do minuto com o audiovisual Intitulado Mofo.


Em 2020 voltei ao ambiente acadêmico e comecei minha pesquisa com ancestralidade desenvolvendo algumas obras que tratavam de racismo, pertencimento, e a invisibilidade da mulher negra na sociedade brasileira. Seus trabalhos retratam também memória fotográfica e afetiva, usando fotografias antigas do seu álbum de família, bordados, colagens, gravuras e cianotipias.

Em 2022 participei da Mostra Leonor Botteri  da EMBAP – PR com as obras Retrato em preto e branco e Sobre as cores que calam.

Em 2023 participei da primeira residência artística do Museu de arte da UFPR (MUSA) com a temática : poéticas originárias : ancestralidade e contemporaneidade.  Com a obra  Miscigenação, obra em que utilizei diversas linguagens e técnicas, como cianotipia, impressão de fotografia sobre tecido, monotipia, bordado. Essa obra retrata bem o meu momento artístico, momento em que me debruço sobre os caminhos da minha herança ancestral e tento transformar as dores,dissabores e histórias em arte, dando a arte em si um caráter de cura.


Ocupar e entender a arte como herança e pertencimento de povos originários e não só de uma elite dominante branca, é também um ato político. Se expressar de maneira ímpar de acordo com suas origens é um ato de revolução e eu aprendi a revolucionar praticamente 20 anos após ter cursado minha primeira graduação.

bottom of page